Por que fazer psicoterapia?
“A busca por ajuda não é um sinal de fraqueza.” Michelle Obama
Muitas pessoas já se perguntaram “Por que ir a um psicólogo? ”, “Como é que fazer psicoterapia pode me ajudar? ”, ou “Por que fazer terapia ao invés de falar com seus amigos e familiares sobre seus problemas? ”. Nesse artigo você encontrará as respostas para essas perguntas, informações sobre o que é uma psicoterapia e um direcionamento se você deseja iniciar esse tratamento.
Durante a nossa vida é comum passarmos por períodos difíceis. Momentos em que não sabemos ao certo como resolver nossos problemas, quando às vezes sentimos um mal-estar e nem conseguimos nomear o que está errado. Por vezes nos deparamos com sentimentos de tristeza, angústia, ansiedade, ou simplesmente com a necessidade de entender por que agimos de determinada forma em determinadas situações. Em geral, todos nós passamos por momentos em que não estamos satisfeitos ou felizes com nós mesmos, momentos de sofrimento psíquico e emocional. Apesar de parecer que sofrer é parte da vida e nós temos que aprender a passar por isso, não precisa ser assim. A psicoterapia serve para que você não tenha que passar por isso sozinho, para que você entenda os motivos por trás do mal-estar e insatisfação, para que você se conheça melhor e tenha em suas mãos todas as ferramentas para lidar com esses problemas.
Outra situação em que a psicoterapia é necessária é no tratamento de transtornos mentais, afetivos e da personalidade, como, por exemplo, o Transtorno Depressivo Maior, o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobias, Transtorno Afetivo Bipolar, Transtorno de Personalidade Borderline, etc. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (2018), 25% das pessoas do mundo todo sofrem algum tipo de transtorno mental. Para o tratamento desses transtornos, são utilizados tanto medicamentos quanto a psicoterapia. De fato, pesquisas frequentemente reportam que obtêm melhores resultados aqueles tratamentos que fazem uso da psicoterapia. Nesses casos, o psicólogo atua de acordo com a necessidade de cada transtorno, auxiliando o paciente a minimizar os aspectos negativos do transtorno e se adaptar para viver uma vida mais plena. Por exemplo, aprendendo a lidar com a ansiedade, reduzindo os efeitos da fobia no dia-a-dia, desenvolvendo estratégias para evitar cair em um quadro depressivo, etc.
Devido à natureza do seu trabalho, a psicoterapia muitas vezes é subestimada ou enxergada de maneira equivocada. Algo muito comum de se ouvir é que ir ao psicólogo é para quem está louco, quando na verdade psicólogos atuam mais comumente em demandas do cotidiano para ajudar pessoas a lidar com situações que estão com dificuldades e melhorar sua satisfação consigo mesmo, como em casos de pessoas em luto, com problemas no relacionamento, com baixa autoestima e etc.
Outra crença muita equivocada que permeia a psicoterapia é que ir ao psicólogo é apenas pagar alguém para falar sobre seus problemas, e isso poderia ser substituído por conversas com amigos e familiares. De fato, conversar com aqueles que são próximos a nós sobre nossas angústias nos ajudam, mas não resolvem o problema. Em uma psicoterapia, o psicólogo foi treinado por anos em graduação, pós-graduação, estudos paralelos e supervisão clínica para ter a expertise necessária de identificar a queixa clínica, realizar intervenções e preparar o paciente para lidar com o problema de acordo com suas próprias estratégias. Além disso, o ambiente da psicoterapia é isento de julgamentos, o paciente se sente confortável para falar sobre coisas que não consegue falar com mais ninguém, seja por vergonha, medo ou pelo simples fato de sua queixa ser exatamente com amigos e familiares.
Atualmente esse quadro está mudando, diversas pessoas já perceberam a importância da psicoterapia em suas vidas e os mitos que a circulam estão cada vez menores. Celebridades como Brad Pitt, Selton Mello, Katy Perry e Roberto Carlos já falaram abertamente de como a terapia mudou suas vidas para melhor. Portanto, se você está passando por um momento na sua vida em que parece estar pesado demais, com dificuldade de lidar com situações que lhe causam sofrimento e dor ou lhe prejudicam no seu cotidiano, é hora de buscar um psicólogo e obter as mudanças desejadas através de uma psicoterapia que promove o autoconhecimento e mudança de atitudes.
Se você tem receio, medo ou vergonha de psicoterapia, recomendo ler o artigo no meu blog “O que acontece durante uma terapia? ” ou agendar uma primeira sessão, onde você poderá dizer sobre sua demanda e eu poderei explicar como ocorre o tratamento.