top of page

O que acontece em uma terapia?

  • Foto do escritor: Denis Lino
    Denis Lino
  • 16 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Este artigo é para você que vai iniciar uma psicoterapia, tem interesse em começar uma ou é apenas curioso sobre o tema e gostaria de saber o que acontece em uma psicoterapia. Aqui será abordado porque as pessoas têm tanto receio de iniciar uma terapia, como é o início de uma terapia e como ela ocorre ao longo do tratamento.


Muitos são os receios das pessoas em começarem uma psicoterapia, dentre eles podemos mencionar o fato de que na sociedade ir ao psicólogo ainda está muito ligado a pessoas que sofrem de transtornos mentais graves. Por outro lado, pessoas ficam receosas por não saber exatamente o que acontece quando estão na sala com o psicólogo, se perguntando se serão analisados, se vai ser doloroso, o que o psicólogo vai pensar sobre seus problemas e atitudes, como se comportar nessa situação, entre outros. É perfeitamente esperada toda essa preocupação, pois é normal querermos o máximo de informação possível sobre um tratamento antes de iniciar ele, como ler a bula de um remédio antes de o ingerir.


Iniciar a terapia na verdade é um processo bem simples. Inicialmente, é necessário entrar em contato com o psicólogo e agendar a primeira sessão em um horário viável para você e para o profissional. A primeira sessão é o momento em que você irá conhecer o psicólogo, a abordagem terapêutica que ele utiliza e as regras da terapia, ao mesmo tempo em que o seu terapeuta irá lhe conhecer, identificar sua demanda terapêutica e verificar se está dentro do seu aparato teórico para trabalhar o que você enquanto paciente precisa.


Esta primeira sessão é o momento em que você explica os motivos que o fizeram buscar uma terapia, enquanto o terapeuta avalia se há necessidade e se é viável realizar psicoterapia. Da mesma forma, nesta primeira sessão o psicólogo irá explicar como funciona a terapia e outas questões como horário e valor de consulta, forma de pagamento, ausência às sessões, quantas sessões serão realizadas por semana, etc. Não sinta, porém, que você não pode fazer perguntas, se você tem dúvidas sinta-se à vontade para fazer seus questionamentos, pois o tratamento é seu e você deve ter certeza de como ele funciona.


Da segunda sessão em diante inicia-se o tratamento focado na sua demanda e de acordo com a abordagem teórica do profissional. Geralmente, as sessões acontecem uma vez por semana no dia e horário combinado. É importante ser pontual para aproveitar ao máximo o tempo de sua sessão e avisar com antecedência se não puder comparecer a alguma sessão. O paciente também tem o direito de encerrar seu tratamento a qualquer momento, porém é recomendável que essa decisão seja comunicada ao terapeuta e refletida antes de encerrar por definitivo, pois muitas pessoas tentam desistir quando “entram realmente em terapia”, em momentos que estão confrontando seus problemas. O medo e a insegurança de confrontar diretamente seus problemas surge de diferentes formas e camufladas como desculpas como “estou sem tempo”, “estou bem”, etc.


Espero ter conseguido ajudar e tirar algumas dúvidas comuns das pessoas que pensam em fazer uma terapia. Caso você ainda tenha dúvidas sobre iniciar uma psicoterapia, sugiro ler os artigos “Por que fazer psicoterapia? ” e “Os benefícios da psicoterapia” para ter mais esclarecimentos.


Se você tem dúvidas, sugestões ou deseja agendar uma primeira sessão, entre em contato.

Comments


©2020 por Denis Lino - Psicólogo Clínico e Forense. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page